Páginas

sexta-feira, 2 de junho de 2017

A cidade "desconhecida"

                 
Cidade de Felgueiras









   
Sou estudante de comunicação social em Coimbra. Quando saíram as colocações fiquei super feliz, pois finalmente ia morar numa cidade grande. Já sonhava com as idas ao shopping, tomar um café à noite com os amigos, e ser finalmente independente. Estava eufórica, ia sair do meio pequeno, a minha vida ia mudar.
   Felgueiras é a minha cidade, para mim o dito “fim do mundo”. Hoje, moro em Coimbra há quase dois anos e sinto saudades da minha terra.
É desconhecida para muitos, mas vão ficar surpreendidos com a quantidade de coisas boas que lá existem.
   Felgueiras é um concelho constituído por 32 freguesias. Não é uma cidade grande, mas contem tudo o que necessitamos para sobreviver.
   Esta cidade tem a menor taxa de desemprego do país. As pessoas maioritariamente trabalham no setor fabril. Exportamos sapatos de qualidade para quase todos os cantos do mundo. O pão de ló de Margaride também é uma especialidade da casa. Há pessoas a percorrerem centenas de quilómetros para comprarem uma caixa de pão de ló, que por sua vez já ganhou prémios de excelência.
   O bordado também é bastante conhecido, muitas mulheres nas aldeias praticam esta atividade. É bastante caro devido ao trabalho minucioso e à qualidade que é apresentada, existem pessoas a deslocarem-se de Lisboa até ao Norte para adquirirem uma toalha bordada. A casa do risco é uma grande referência nacional dentro desta área.
   Mas não ficamos por aqui, a maior produção de kiwis do mundo encontra-se mesmo em Felgueiras, é uma mais valia para a região, pois cria mais emprego, e mais uma vez subimos os números da exportação.
No que toca à gastronomia existem restaurantes de excelência, são poucos mas existem alguns. O cabrito pode ser considerado como a especialidade da casa em alguns deles. E claro que para acompanhar um bom prato quer-se um bom vinho. Lixa é uma cidade que integra o concelho de Felgueiras, é conhecida pelo seu vinho. Já se perde a conta à quantidade de garrafas que foram exportadas.
   O monumento mais bonito desta cidade é o Mosteiro de Pombeiro, em norma celebram-se lá vários casamentos, devido às suas estruturas que têm bastante qualidade e são enormes, e também porque é o sonho de qualquer noiva. 


                    
Mosteiro de Pombeiro

       Este concelho ainda pertence à Rota do Românico, devido às grandes histórias que os locais têm para nos contar. Estes para além de importantes por serem um marco para o país, são também especiais pelo encanto que têm.
   Apesar de termos coisas muito boas não podemos esquecer que já estivemos envolvidos num escândalo devido à Fátima Felgueiras, e isso fez com que Felgueiras ficasse conhecida para muitos como “terra do saco azul”.
   É uma cidade pequena mas com muito para oferecer! Esta é a minha cidade, aquela de que sinto falta...
   Não podem discordar, é uma terra maravilhosa!


Um dos monumentos da Rota do Românico


Diana Teixeira

Atelier de Cibercultura

Sem comentários:

Enviar um comentário