Páginas

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Mata Nacional do Choupal




A Mata Nacional do Choupal
   

     A Mata Nacional do Choupal constitui um dos locais mais importantes da cidade de Coimbra. Foi desde sempre um espaço preferencialmente utilizado para recreio e desporto, no entanto, também possui uma série de caraterísticas únicas de biodiversidade.
     Localiza-se nas freguesias de Santa Cruz e de São Martinho do Bispo, com uma área total de 79 hectares e está dividido por valeiros alimentados pelo mondego, apesar de no momento funcionarem apenas a nível estético. Atualmente encontra-se sob gestão do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
    O Choupal é o parque com maior diversidade animal, onde é possível encontrar mais de 65 espécies. Entre as que mais se evidenciam, encontramos uma das maiores colónias de milhafre-negro, que se localizam no topo de grandes árvores como o eucalipto, destaca-se ainda a presença de garças-vermelhas, uma espécie em extinção e que mantém uma relação entre o Choupal e o Paul de Arzila.
      No que concerne a mamíferos, é possível ver a lontra que está em constante viagem entre o Mondego e a mata, onde faz o seu dormitório. E ainda os morcegos arborícolas que utilizam as árvores mais antigas para lhes proporcionarem abrigo.
      Em termos de lazer existem zonas para fazer refeições, de recreio para os mais novos e espaços para a realização de desporto.
      A Mata do Choupal, é assim, um importante espaço de conservação da vida selvagem, oferecendo suporte ao nível da alimentação, refúgio e reprodução das espécies. Deve ser um local de paragem obrigatória para qualquer visitante da cidade de Coimbra pelo tanto que tem para oferecer.

Para ver mais fotos clique: https://catarinacgomes.wixsite.com/choupal


Ana Gomes 


Sem comentários:

Enviar um comentário