Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Um Olhar Sobre o Cinema





Hollywood é uma cidade pertencente a Los Angeles, Califórnia, e é uma das maiores referências da indústria cinematográfica mundial. O primeiro filme lá realizado surge por volta de 1910, ainda quando Hollywood era uma pequena vila.
Ao longo da sua história, Hollywood investiu bastante na evolução e valorização da sétima arte, e hoje em dia é inconcebível não falar em “cinema” quando nos referimos a esta cidade. Hollywood tem passado por grandes evoluções e mudanças que influenciaram o modo como se faz cinema, tal como se vê nesta cronologia, como a inovação de efeitos especiais em filmes como “Jurassic Park” e “Star Wars”, e a mudança, de analógico para digital, do material utilizado para projecção de imagem, como se vê neste slideshow.
Olhando para o caso português, são realizados anualmente festivais cuja temática é o cinema, como é o caso do Caminhos do Cinema Português, que tem lugar em Coimbra no mês de Novembro, e no qual contamos com a programação Selecção Ensaios.
Hollywood ocupa um lugar privilegiado na história do cinema mundial e é, de facto, um dos maiores ícones da sétima arte.




A “Era Dourada” de Hollywood decorreu desde os finais de 1920 até ao início de 1960, ou seja, desde o fim do cinema mudo. Por esta altura já existiam vários estúdios de cinema que perduram até hoje, como a MGM, Paramount, 20th Century Fox e a Warner Bros.
Hollywood ocupa um lugar privilegiado na história do cinema mundial e é, de facto, um dos maiores ícones da sétima arte.
Muitos realizadores de cinema instalaram-se em Hollywood, devido ao seu clima ameno e às suas variadas paisagens. Mas esse não foi o principal motivo que levou estes profissionais até Hollywood.
Ainda no início da história do cinema, Thomas Edison inventou, em Nova Iorque, uma máquina que permitia aos realizadores gravarem os seus filmes – o cinematógrafo. Contudo, ele patenteou o produto, e para o poderem utilizar, os estúdios tinham que pagar uma quantia tão elevada que condicionava a própria realização dos filmes. Então, para poderem utilizar o aparelho sem ter que pagar essa taxa, a maior parte dos cineastas e produtores da época mudaram-se para o outro lado do país, mais precisamente para Hollywood. Desde então, a maior parte dos filmes são produzidos nessa cidade, localizada na costa da Califórnia.
O Passeio da Fama é uma das principais atrações de Hollywood. Surgiu em 1960 e consiste numa calçada com cerca de 1,6 km, ao longo das ruas Hollywood Boulevard e Vine Street, na qual podemos ver estrelas com nomes de personalidades honradas pela Câmara do Comércio de Hollywoodpelo seu contributo e importância para a indústria do entretenimento.
Quanto à sua origem, esta iniciativa foi inicialmente pensada e proposta por E. M. Stuart, presidente da Câmara de Comércio de Hollywood em 1953.Nesse ano, Stuart idealizou criar uma Calçada da Fama, porque acreditava ser uma boa forma de "manter a glória de uma comunidade cujo nome significa glamour e emoção nos quatro cantos do mundo.". Na altura foi criada uma comissão encarregue de desenvolver a ideia, e uma empresa de arquitetura foi contratada para desenvolver propostas específicas. Por volta de 1955, o conceito básico do projeto geral tinha sido acordado, ganhando vida em 1960.  
As estrelas são cor-de-rosa, feitas a partir de um mármore específico - terrazo - e possuem ainda um escudo de bronze com o nome do homenageado, e uma figura relacionada com a sua categoria. As personalidades escolhidas são eleitas por um comité especializado, e a colocação da estrela tem um custo para o indivíduo/estúdio que ronda os 30 000 dólares.
Atualmente, a Passeio da Fama conta com mais de 2000 estrelas, que são atribuídas de acordo com 5 categorias: Indústria cinematográfica, da qual faz parte o actor Russel  Crowe,  Indústria televisiva, Indústria da música, que conta com nomes como o  Rei da Pop, Michael Jackson e a banda The Doors, Indústria de radiodifusão e Indústria de teatro.
De acordo com um relatório de 2003 desenvolvido pela empresa de pesquisa de mercado NPO Plog Research, o Passeio da Fama atrai anualmente cerca de 10 milhões de visitantes de todo o mundo, mais do que locais de renome como Grauman's Chinese Theatre (Teatro Chinês), o Queen Mary e o Los Angeles County Museum of Art. O Passeio da Fama é muito importante para Hollywood, uma vez que, dada a sua importância, incrementa bastante o turismo nessa área. 

Trabalho realizado por:
Catarina Coutinho
Cátia Lourenço

 

Sem comentários:

Enviar um comentário