Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

Mercado D. Pedro V

O mercado municipal D. Pedro V, situado em Coimbra é um dos mais relevantes mercados a nivel nacional e principalmente a nivel regional. Conta com mais de 400 produtores de toda a região que ajudam a desenvolver esta actividade antiga porém persistente.

Os mercados sempre ajudaram a desenvolver o comércio na zona onde eram implementados, assim o D. Pedro V não foge a regra situando-se na baixa Coimbrã, zona de comercio da cidade Coimbra. Porém, ja lá vai o tempo em que era um grande iman de consumidores. “Hoje preferem cores bonitas, não interessando de onde vêm e como foi plantado...”  diz-nos  Adelina Pereira, comerciante de fruta no Mercado há mais de 15 anos. “Isto era bom quando não havia supermercados ou pior ainda o Euro” confessa nos o Sr. Armindo que tem um dos mais antigos locais de venda no mercado.

Apesar do mercado ao longo dos anos ter vindo a perder afluência,   não deixa de ser um grande marco na cidade onde várias familias ainda contam com os seus produtos puramente nacionais.

Ao longo dos anos o mercado tem, também, desenvolvido várias actividade junto dos mais jovens , onde leva as escolas do primeiro ciclo a perceberem o seu funcionamento como tambem a grande variedade de produtos lá existentes. Há também uma parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra onde uma vez por mês fazem o “Sábados no Mercado com a Escola de Hotelaria”. Aqui são realizadas várias receitas culinárias com os alunos da escola e os vendedores do mercado desenvolvendo, assim, as capacidades e as relações dos dois lados.

Por: Diogo Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário