Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Coimbra da história ao conhecimento


Coimbra é conhecida como a "Cidade do Conhecimento" ou "Cidade dos estudantes", especialmente por ter uma das mais antigas e prestigiadas universidades da Europa, a Universidade de Coimbra (UC). Contudo com o passar dos anos e com a presente crise económica o número de candidaturas à Universidade de Coimbra apresentou um número decrescente nos últimos três anos. (Ver infografia)
A nível cultural e geográfico, actualmente, toda a Alta Universitária e Rua da Sofia (onde a Universidade nasceu) estão em procedimento de modernização no âmbito da candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial da Humanidade da UNESCO. (ver texto).
Coimbra é também conhecida como “cidade dos amores”, pois foi nela que aconteceu o amor proibido de D. Pedro I e D. Inês, que inspirou poetas e escritores. A sua história continua a fazer parte do património da cidade, bem como os inúmeros monumentos que se encontram espalhados pela cidade de Coimbra que afirmam o seu passado histórico. (Ver vuvox).
Por fim, esta cidade de referência em Portugal e no mundo, é a sede distrito da região centro e é também conhecida pelos seus fados e pelas suas tradições, sendo a queima das fitas, uma das maiores, se não a maior tradição coimbrã, sendo também a maior festa estudantil da europa. (Ver video). Coimbra é, acima de tudo, conhecida pelo seu vasto património histórico e por ser uma terra de convívio e boémia estudantil. (Ver podcast).
 
Por: Fátima Pereira

 

Sem comentários:

Enviar um comentário