Páginas

domingo, 15 de abril de 2012

Pato Corado com Arroz de Miúdos confeccionado pelo Cozinheiro Fernando Rodrigues


Primeiro tempera-se o pato.
Lava-se um pato com aproximadamente 2,3 kg, separa-se o pescoço e os miúdos (fígado, coração e moelas) e reserva-se. Tempera-se o pato com sal (20g) e pimenta (10g) ou a gosto, 2 alhos cortados ás fatias, 2 folha de louro, 1,5 dl de vinho branco, o sumo de ½ limão e o sumo de 1 laranja. Deixa-se a marinar no tempero pelo menos 6 horas (o ideal são 24 horas).


                                   

Levar o pato ao forno.
Ingredientes:
60 g de margarina vegetal
1/3 do liquido da marinada
Ata-se as patas e asas do pato com um fio unta-se o pato e um tabuleiro de ir ao forno com a margarina, acrescenta-se o líquido da marinada e leva-se ao forno previamente aquecido a 200ºC. Deixa-se assar durante 40 minutos, virando de vez em quando e vai-se regando frequentemente o pato com um o sumo de uma laranja e o molho que se vai formando no tabuleiro. Coloca-se finalmente o pato com o peito virado para cima e deixa-se alourar 30 minutos.


Preparar um caldo com os miúdos do pato.
Ingredientes:
Miúdos do pato e pescoço
½  cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
10g de Sal
Leva-se um tacho com 1,5 L de água a ferver com os miúdos, 1/2 cebola, 1 dente de alho, 1 folha de louro e sal. Durante 30 minutos.


Confeccionar o molho.
Ingredientes:
50g açúcar
0,5dl de vinagre
1dl de caldo de pato
Sumo de 1 laranja
Sumo de ½ limão
Leva-se o açúcar a ferver com o vinagre, até se formar um caramelo claro. Junta-se o caldo, o sumo de limão e o sumo da laranja, deixa-se em lume brando e vai-se mexendo o molho até se apresentar com uma cor dourada e ligeiramente espesso. Reserva-se o molho.





Preparar o arroz de miúdos de pato.
Ingredientes:
200g de arroz agulha extra longo
4 dl de caldo do pato
½ cebola picada finamente
2 tomates maduros sem pele nem grainhas
0,2 dl azeite
Sal e pimenta
½  farinheira
2 nozes descascadas
Pica-se a cebola e refoga-se no azeite, até a cebola apresentar uma cor transparente, juntam-se os tomates picados, acrescenta-se os miúdos do pato picado grosseiramente e o arroz, deixa-se alourar um pouco no refogado e acrescenta-se o caldo do pato. Deixa-se cozinhar em lume brando durante 12 minutos. Rectifica-se o tempero com o sal e a pimenta.
Retira-se o arroz do lume. Enforma-se o arroz com uma chávena de café expresso ou uma forma pequena (60g de arroz cozinhado). A chávena deve ser untada com caldo do pato. Desenforma-se o arroz em pequenos bolinhos de arroz. Decora-se cada bolinho com ¼ de noz e uma fatia de farinheira, dispõem-se os bolinhos de arroz numa travessa e leva-se ao forno já desligado para tostar um pouco.
Retira-se o pato do forno, trincha-se o pato (em 8 bocados), com uma tesoura de trinchar.



Os últimos pormenores.



E por fim o empratamento.
2 pedaços de pato,
2 bolinhos de arroz,
e a salada composta por:
agrião, 3 rodelas finas de cebola e cenoura ralada.

Com a ajuda de uma colher de chá, derrama-se sobre as peças de pato e do arroz uma pequena quantidade de molho, para lhes realçar o gosto e o aspecto.
Faz-se uma Rosinha de Laranja com um triângulo e duas tiras do vidrado da laranja e um Palito.

Enrolam-se as 2 tiras, uma na outra, segura-se na base e abre-se a extremidade superior, fixa-se as duas tiras uma na outra e espeta-se numa peça do pato, termina-se com o pequeno triângulo, espetado na ponta exterior do palito, para disfarçar a ponta do palito e dar o aspecto desejado ao conjunto. No final, com uma colher de chá, um palito e molho, desenham-se alguns enfeites na borda do prato.

Catarina Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário