Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2011

Windows 7 ou Mac OS




Esta é provavelmente a questão que mais tem perturbado o comprador aquando da compra de um novo dispositivo de hardware. A Microsoft anteriormente não tinha que se preocupar com a concorrência da Apple, mas a chegada de Steve Jobs pela segunda vez à empresa que o havia despedido, marcou um ponto de viragem na supremacia de Bill Gates.
Comecemos então pelo factor que hoje mais do que nunca se encontra na ordem do dia: o preço. Graças à liberalização do comércio os PCs tornaram-se gradualmente mais baratos, enquanto que a Apple, possui toda a linha de produção desde o fabrico até à distribuição. Os Macintosh são comparativamente mais caros que os PCs devido ao controlo total que exercem na sua linha de produtos. Quanto à versatilidade dos sistemas, uma das críticas apontadas aos computadores da Apple era a sua incapacidade em suportar outro sistema que não o Mac Os, sendo essa lacuna já completamente ultrapassada.
O Mac OS destaca-se pela sua clara simplicidade na óptica do utilizador já que facilita os processo não sendo necessários muitos programas para efectuar uma qualquer acção rotineira. Outro aspecto salientado pela crítica especializada é a questão do design. A Apple tomou como politica o desenho das suas máquinas vanguardistas. Inovador em todos os aspectos seja com a inclusão do monitor na torre central, ou o mais recente Ipod que catapultou a empresa para a recuperação económica, o design ajudou a Apple a se diferenciar dos PCs.
Existe o mito urbano de que o sistema operativo Mac OS era imune a qualquer tentativa de invasão por parte de hackers, quer fosse através de vírus ou spyware. Devido à sua crescente popularidade os hackers conseguiram maneira de se infiltrar neste domínio da Apple, por isso o argumento que não existem vírus para Mac é falso. Em relação à fiabilidade do hardware, está provado que seguindo uma utilização normal, o produto Apple resiste mais à passagem do tempo.
Concluindo comprar um produto Apple pode custar um pouco mais no início, mas a longo prazo esse investimento irá compensar, tanto a nível de software como hardware.

José Tiago Silva Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário