Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2011

Mortágua: «Show» de presépios até 8 de Janeiro


Decorre desde o passado dia 13 de Dezembro a quarta edição do “Natal com as Associações” no Centro de Animação Cultural de Mortágua, vila do distrito de Viseu.

O Município lançou às Associações do Concelho o desafio de exibirem os presépios por elas construídos pelo quarto ano consecutivo, e estas, novamente, não falharam. Este ano foi proposto que a construção dos presépios fosse relacionada com a temática da Floresta, sendo mais uma forma de o Município assinalar o ano Internacional da Floresta.


A exposição constitui-se por 18 presépios, o número idêntico às Associações participantes, que retratam de uma forma simples, mas bastante original e criativa, o retábulo do nascimento do Menino Jesus. Para construir a gruta, as figuras e o cenário envolvente, foram aproveitados materiais mais diversos e de distintas espécies florestais, tais como troncos de madeira, raízes, cascas, ramos, pinhas, folhas, caruma, rolhas, bolotas, sementes, etc… Este evento demonstra que é bem possível, com bastante dedicação, imaginação e criatividade, elaborar presépios interessantes, originais e de uma grande beleza, reutilizando materiais, poupando recursos e preservando a Natureza. Alguns presépios denotam um trabalho artístico muito pormenorizado e necessitam de uma observação atenta aos mais pequenos detalhes, convidando à curiosidade e à descoberta.


A Exposição é bastante apelativa e quem a visitar certamente irá ficar estupefacto com a originalidade e criatividade das Associações mortaguenses. 


O evento irá decorrer até ao dia 8 de Janeiro de 2012 e tem o seguinte horário: das 14h00 às 17h30 nos dias úteis, das 20h00 às 21h30 aos Sábados e das 15h00 às 21h30 aos Domingos.













Xavier Vaz, R2

Sem comentários:

Enviar um comentário