Páginas

domingo, 27 de novembro de 2011

Tema: Arte

A Arte do (foto) Jornalismo


A Câmara Municipal da Maia (CMM) está a acolher, entre os dias 18 de Novembro e 13 de Dezembro, pelo décimo ano, a World Press Photo(WPP) 2011. A mais importante exposição de fotojornalismo a nível mundial, apresenta como vencedor desta edição a fotógrafa Jodi Bieber, com uma fotografia que retrata uma jovem desfigurada como punição por ter fugido de casa do marido, no Afeganistão.

Cartaz Oficial da exposição World Press Photo na Maia


 Muitas são as pessoas que se deslocam anualmente ao Fórum da Maia para verem a exposição

Fotografia de Jodi Bieber. Vencedora do World Press Photo 2011.


Para os amantes da fotografia, do jornalismo e da arte em geral, a World Press Photo impressiona todos os anos com as suas fotografias que chocam o mundo. Muitos são os fotógrafos que concorrem com um elevado leque de fotos às mais diversas categorias como arte e entretenimento, retratos, questões contemporâneas, desporto, natureza, notícias gerais, pessoas nas notícias, temas contemporâneos e notícias em destaque.

1º Prémio Retratos

1º Prémio Temas Contemporâneos

1º Prémio Notícias Gerais

1º Prémio Notícias em Destaque

1º Prémio Pessoas nas Notícias

1º Prémio Natureza

1º Prémio Vida Quotidiana

1º Prémio Artes e Entretenimento

1º Prémio Desporto


A World Press Photo é uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada em 1955 em Amesterdão. Anualmente, realiza a maior e mais prestigiada distinção de fotojornalismo do mundo, sendo bastante reconhecida por isso. Após a revelação dos prémios atribuídos, os retratos vencedores são reunidos numa exposição itinerante que corre 40 países, sendo visitada por milhões de pessoas. A Maia é apenas uma cidade entre muitas outras que recebe esta prestigiada exposição.









Um dos objectivos da WPP é apoiar e promover altos padrões de fotojornalismo e fotografia documental e, ao mesmo tempo, esforçar-se por gerar um amplo interesse público e apreço pelo trabalho dos fotógrafos, que, a muito custo, contribuem para a livre circulação de informações.


Por: Isabel Oliveira - Redacção 1

Sem comentários:

Enviar um comentário