Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vegetariano? Porquê?


Carlos Silva é um estudante universitário de 26 anos que optou por seguir um regime vegetariano desde pequeno. Decidi tentar saber ao certo o que leva alguém a adoptar este estilo de vida.

Há quanto tempo és vegetariano?
Ora bem, eu sou vegetariano propriamente dito há cerca de 15 anos. Digo “propriamente” porque no primeiro ano deixei apenas de comer carne, durante o segundo deixei de comer peixe e por fim deixei então de ingerir lacticineos. 

O que te levou a tomar essa atitude?
Gosto imenso de animais, tenho cães em casa desde pequeno e uma vez dei por mim a pensar –porque é que ficou estipulado que os cães e os gatos são para ter em casa e os porcos e as vacas nascem, crescem e morrem como um produto para satisfazer os nossos caprichos? Porque é que uns têm direito à vida e outros não? Acho que é de uma hipocrisia tremenda alguém afirmar que gosta de animais e não se preocupar minimamente com esta questão. Houve também um  episódio que marcou imenso a minha infância, estava na aldeia de uns familiares à tarde, a brincar com um coelho, e à hora de jantar dei de caras com ele no prato. Foi o primeiro animal que deixei de comer, e a partir daí comecei a sentir peso na consciencia quando tinha de comer carne. Um animal sofre e morre, muitas vezes das formas cruéis e sádicas, para que nós o possamos comer, e fazemo-lo por capricho uma vez que somos capazes de sobreviver sem carne. Não consigo, nem quero, abstrair-me desse facto e à medida que fui crescendo  fui gradualmente deixando de comer certas carnes e em menores quantidades.  Fui me apercebendo que havia mais pessoas como eu e que de facto era possivel adoptar este estilo de vida, comendo de forma saudável e sem ter de me alimentar de cadáveres de animais.  

Os vegetarianos são uma minoria, achas que que o facto de não comerem carne fará com que os animais deixem de ser mortos?
Infelizmente tenho a noção de que eu não consigo mudar o mundo. Faço o que faço pela minha consciência,  não quero viver a minha vida sentindo que sou cumplice no assassinio em massa dos animais.

Mas os animais também se matam uns aos outros para comer, nao será essa a ordem natural das coisas?
Os animais irracionais matam para comer sim, mas nós, ao contrario deles, somos racionais, como tal podemos optar por não o fazer. No entanto a nossa racionalidade só nos dá para o mal, somos o único animal que tortura e mata por prazer. Mas o ser humano nao se limita  a matar para comer, cria os animais, escravizando-os e sujeitando-os a condições miseráveis até à hora de os matar. Nos primeiros dias de vida de uma galinha é-lhe cortado o bico com uma lâmina, os bois e os porcos são castrados a sangue frio. Uma vitela ou um leitão que as pessoas consideram uma iguaria não são mais que recém nascidos, literalmente roubados à mãe enquanto esta os amamenta. Os animais passam a vida em espaços minusculos em que não se conseguem sequer mexer ou estabelecer minimos laços com outros animais da mesma especie. Muitos deles só respiram ar fresco e vêem a luz do dia quando vão no camião que os leva para o matadouro, onde muitas vezes nem anestesiados são antes de lhes cortarem o pescoço. Já assististe à tradicional matança do porco? A meu ver isto é bem mais macabro do que apenas matar para comer...

O nosso organismo precisa dos nutrientes da carne, do peixe, dos ovos e do leite. Nunca tiveste problemas de saúde devido a carências alimentares? 
De forma alguma, faço análises de sangue regularmente e é recorrente os médicos elogiarem os resultados, dizendo sempre que está tudo bem. A grande maioria das pessoas ingere uma quantidade absurda de carne que acaba por ser prejudicial à saude. É possivel substituir esses nutrientes com um regime vegetariano, garanto lhe.

Como compensas esses nutrientes, em que consiste a tua alimentação?
Uso o tofu, seitan e soja para substituir a carne ou o peixe. Para acompanhamento é o normal, como muito arroz, batata, massa, feijão, grão, milho e por aí fora. Entre refeições opto por fruta ou cereais com leite de soja. Esporadicamente recorro a batidos de proteínas como precaução, pois a minha dieta não é de todo rica em proteína.

A alimentação vegetariana tem a fama de ser cara, o que nos podes dizer acerca disso?
Existem lojas especializadas que vendem produtos mais elaborados como salsichas vegetarianas, hamburgers de seitan, almondegas de soja e afins que acabam por sair caro sim. Mas eu não tenho o hábito de comprar esse tipo de produtos, porque gosto de cozinhar e é possivel ser muito criativo com os produtos do dia a dia, que saiem a menos de metade do preço. Mas hoje em dia já começamos a ver este tipo de produtos nos supermercados a preços bem mais acessiveis.

Se toda a gente fosse vegetariana e os animais andassem todos em liberdade havia hipotese de nos tornarmos nós em comida para alguns deles. Como resolveias este problema?
Penso que se somos capazes de construir uma bomba atómica não deveriamos  ter grandes  dificuldades em arranjar maneira de impedir que isso acontecesse, era preciso é que houvesse vontade de usar a tecnologia a nosso favor e não para nos auto-destruirmos.



Pedro Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário