Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

Murtosa inova a pedais

Bicicleta é base para projectos de turismo ambiental
Murtosa. Terra de tradição e inovação.
Situada na cidade de Aveiro e com uma área de setenta e quatro quilómetros quadrados, que inclui larga parte da ria de Aveiro e mar dentro dos seus limites, esta vila anteriormente reconhecida apenas pela pesca, pela agricultura e pelo seu famoso prato de enguias; é agora reconhecida pela sua capacidade de olhar o futuro, inovando no turismo.

Projectos de turismo ambiental
Aproveitando todo o seu potencial geográfico (com território essencialmente plano) aliado à grande utilização, principalmente de jovens e idosos, da bicicleta no concelho, foi criado em 2006 o programa “Murtosa Ciclável”. Este projecto idealizado pela Câmara Municipal e pela Universidade de Aveiro concorreu, no seu ano de criação, ao Projecto de Mobilidade Sustentável de Portugal tendo conseguido chegar aos quarenta finalistas num total de cento e vinte e cinco concorrentes. 
Distinguindo-se pela diferença, o projecto da vila não incidia na construção de estruturas que facilitassem a utilização de transportes motorizados mas sim na construção de ciclovias por todo o concelho. Caracterizado pela simplicidade o projecto tem como objectivo incentivar e promover o uso da bicicleta, não só como meio de transporte mas também como veículo de visita a locais de interesse da vila. É nesta vertente de descoberta da região que nasce o projecto “NaturRia”.

Estando directamente ligado ao “Murtosa Ciclável” o “NaturRia” alia a utilização da bicicleta com a descoberta do património cultural e natural da vila. Para a sua criação o município estudou a fauna e flora do concelho, para definir os principais locais de interesse, onde se construíram ciclovias e zonas de descanso para os ciclistas nas quais se podem encontrar variada informação (também em inglês) sobre as espécies animais que habitam a região lagunar. Em Setembro de 2008 foi inaugurado o percurso poente que tem perto de dez quilómetros de extensão e logo no ano seguinte, o município abriu o percurso nascente com quinze quilómetros de ciclovia. Este ano terminou-se a última grande fase de construção de ciclovias que vai ligar todo o concelho da Murtosa ao concelho vizinho de Estarreja.

Segundo a câmara municipal da Murtosa, os efeitos da construção das ciclovias foram imediatos, pois o número de ciclistas (e também de pedestres) visto principalmente aos fins-de-semana, é cada vez maior. Esse aumento de pessoas a percorrer a vila trás ainda benefícios para a micro economia da região, porque os visitantes aproveitam sempre para usufruir dos estabelecimentos de lazer existentes.

Vila ecológica, reconhecida
No ano passado a vila da Murtosa recebeu, graças ao projecto “Murtosa Ciclável”, o prémio nacional “Mobilidade em Bicicleta” conjuntamente com o município de Lisboa. Tendo noção de que o financiamento para ambos os municípios não é igual, Januário Cunha, vareador da câmara municipal da Murtosa, destaca o empenhamento que tem sido posto no projecto por parte dos autarcas, quer na idealização quer na procura de verbas para a materialização do mesmo.
Com a atribuição do prémio a vila ficou nacionalmente reconhecida como um dos locais mais interessantes para fazer turismo ecológico e, aproveitando o protagonismo alcançado, a Murtosa fundou, em colaboração com os municípios de Beja e Vila Real e ainda com o apoio da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, a rede “Cidades Móveis” que tem como principal objectivo a promoção de uma mobilidade sustentável e diminuir a dependência do automóvel.

Apesar de ser uma vila, o vareador salienta que a Murtosa consegue estar ao nível de muitas cidades quer nacionais quer internacionais e que o seu papel como fundador da rede “Cidades Móveis” não deve ser minimizado pelo estatuto da região mas sim vangloriado e respeitado.
Todo o esforço foi ainda reconhecido pelo Presidente da República, Cavaco Silva, que aquando da sua visita à vila da cidade de Aveiro, no âmbito do seu “Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras”, afirmou que a Murtosa é um exemplo a seguir em termos de turismo ambiental e que apesar, de 81% do seu território ser considerado Reserva Ecológica, conseguiu transformar esse estatuto em algo positivo e economicamente viável.

Meio milhar de cicloturistas
Cerca de meio milhar de participantes reuniram-se no passado mês de Setembro, para a “I Volta ao Município da Murtosa”, os participantes, de todas as faixas etárias, reuniram-se no Parque Municipal da Saldida para o passeio de 28km através das 4 Freguesias do Concelho.  Com 2 convidados de excelência, Venceslau Fernandes, um dos melhores ciclistas portugueses, e António Leitão, atleta que alcançou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, a câmara da Murtosa continua a promover o seu projecto, tornando-o mais conhecido por Portugal.

O futuro
Este fim-de-semana realiza-se o VIII Congresso Ibérico - “A Bicicleta e a Cidade” na cidade espanhola de Sevilha, no qual município da Murtosa participará e irá mostrar o seu projecto “Murtosa Ciclável” perante especialistas Portugueses e Espanhóis, da área da mobilidade, promovendo e procurando melhorar o mesmo. Sabendo que o turismo ecológico é o caminho a seguir para a região, a câmara municipal está ainda a planear novos projectos relacionados com a área lagunar da ria, como por exemplo, o futuro Ecomuseu da Ria que terá uma vertente de investigação da vida marinha da zona.

Além de quaisquer projectos futuros, os programas “Murtosa Ciclável” e “NaturRia” foram declarados pela autarquia como parte essencial dos planos do presente e como tal, serão mantidos e melhorados aumentando a qualidade de vida dos murtoseiros e dos turistas que por lá passam.



Grupo 6
Marcelo Mariano
Milton Almeida
Patrícia Correia
Pedro Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário