Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Jornalismo Para Totós

      O jornalismo é a profissão do oito ou oitenta, é um facto. Ou quase. Vejamos: enquanto uns trabalham no meio de guerras reais, outros fazem-no viajando. Vemos os primeiros aflitos, vemo-los na televisão a toda a hora basta assistir a um noticiário. Os segundos não os vemos, quase só ouvimos falar, há um programa ou outro dedicado a isso e eles – queridos! – fazem questão de o referir nos seus blogues “pessoais” (embora, quase de certeza, abrilhantando a coisa).

        É bonito isso de viajar para trabalhar – ou trabalhar para viajar – no entanto é apenas uma pequena parte da árdua profissão de jornalista.

      Aos futuros jornalistas que sonham com um trabalho deste género: acordem, pois acabarão por ir parar à guerra, nem que seja interna.

      Antes de chegar ao patamar do bem-bom terão de subir os degraus do mau bocado, da humilhação e, calhando, dos processos. Como isto está, serão bons degraus…depois de passar o hall do desemprego, claro.

       A melhor fase do jornalismo é enquanto se tira o curso e para muitos será o mais perto que estarão de exercer a profissão. Infelizmente.


Por Diana Felício
Grupo 1 
No tema: Jornalismo e profissão

Sem comentários:

Enviar um comentário