Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Entrevista “ Os problemas da nossa profissão sob a visão dos próximos jornalistas!”

“Não existe o jornalista perfeito!”




Eles são um grupo de estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra que frequentam o segundo ano de licenciatura de Comunicação Social, e quando questionados sobre o rumo do Jornalismo conseguem apontar os inúmeros problemas, que nas suas opiniões, irão condicionar sempre, aquela que será a sua futura profissão.

Esta é a visão dos problemas que assombram o jornalismo, segundo a opinião da Ana Teixeira, Ana Veiga, Soraia Santos e Tony Santos.

Daniela Nogueira: Qual é ou quais são para vocês o maior/maiores problemas que actualmente estão presentes no jornalismo?

Tony Santos - Na minha opinião o maior problema do jornalismo, de hoje em dia, é a sua capitalização, ou seja aquela avidez pela procura do lucro.

Ana Teixeira - Existem vários problemas, nomeadamente a falta de tempo que o jornalista tem para apresentar as suas peças, e depois também há muita competitividade entre as empresas e um mercado sobrelotado de licenciados, visto que existem muitos jornalistas para poucos postos de trabalho, o que não ajuda em nada o trabalho de cada um individualmente.

Ana Veiga - Eu concordo com a Ana, e a juntar a todos estes factos acrescento ainda a falta de qualidade cada vez maior das peças, porque o que interessa cada vez mais é aquilo que vende e não aquilo que realmente é importante.

Soraia Santos - Também partilho a mesma opinião e acredito que a profissão já teve muito mais valor, visto que estamos numa era em que é cada um por si a tentar vencer no mercado de trabalho.

Daniela Nogueira: Pegando nos problemas da pressão do tempo, que os jornalistas enfrentam e na falta de capacidade de dizer “Não” perante as ordens dos superiores, que consequências é que estes problemas vão ter na actividade jornalística de hoje?

Ana Teixeira - Primeiramente a qualidade da peça vai ser menor, com certeza e depois o jornalista não vai ter assim tanta liberdade para fazer aquilo que realmente gosta e aquilo que quer.

Ana Veiga – Tal como já tinha referido anteriormente, a grande consequência que se vai verificar vai ser a falta de qualidade das peças o que vai obviamente condicionar o verdadeiro jornalismo.

Daniela Nogueira: Daqui a uns tempos todos nós vamos ingressar no mercado de trabalho e perante este cenário de grande afluxo de licenciados no desemprego, acham que vamos conseguir vingar no mundo do jornalismo?

Tony Santos – Eu sinceramente acho que sim. É uma questão de carácter, visto que a própria pessoa tem de lutar por si, juntamente com o talento e muito esforço. Isto levará a que haja uma probabilidade de vingar na área que quer. Mas não acredito que seja uma luta fácil. É preciso lutar bastante.

Soraia Santos – Eu ainda acredito numa visão romântica do sucesso em que se todos lutarmos conseguimos alcançar um lugar onde sempre quisemos, mas a verdade é há muita competição e com a crise nem sempre é fácil. Por isso é raro aquele que consegue alcançar o seu verdadeiro objectivo. Acaba é por se contentar com outro tipo de trabalho mas aquilo que nos motiva, que nos move e que nos fez entrar para este curso, não sei se algum dia o conseguiremos alcançar.

Daniela Nogueira: Com todos estes problemas que já vimos que assombram esta profissão, acreditam que existe o jornalista perfeito?

Ana Teixeira – Eu penso que não. É muito complicado ser-se perfeito em alguma coisa e é preciso muita experiencia para se chegar a isso.

Ana Veiga – Exactamente. Perfeitos nunca podemos ser. Podemos sim lutar para sermos quase perfeitos mas na realidade isso é algo muito difícil.

Daniela Nogueira: Perante estes problemas, acham que algum dia conseguiremos ser bons jornalistas?

Tony Santos – Sim, poderemos vir a ser sim. Não podemos é nunca nos ver como “jornalistas vedetas” porque isso vai fazer com que nos olhemos como fantásticos, o que reflectirá depois na qualidade das nossas peças.

Daniela Nogueira: Portanto se tivessem que escolher o maior problema do jornalismo dos dias que correm qual seria?

Tony Santos – Para mim é sem dúvida o monopólio que existe em redor do jornalismo. O jornalismo por dinheiro e não jornalismo por informação.

Ana Teixeira – Talvez a elevada competitividade.

Ana Veiga – Eu penso que é a falta de qualidade das peças e dos trabalhos jornalísticos e o sensacionalismo que não deveria existir.

Soraia Santos – Na minha opinião acho que é sobretudo o tempo que é dado a um jornalista, que é muito escasso não permitindo que se aprofunde com exactidão o que vai ser relatado e o medo de “enfrentar” os chefes quando sabem que o que lhes é pedido não é matéria jornalística.


Por: Daniela Nogueira
Tema: "os Problemas dos Jornalistas"

Sem comentários:

Enviar um comentário